Saiba dividir seu protagonismo!
Quer montar um conselho consultivo que realmente faça a diferença? Então queira dividir não só decisões, mas também o protagonismo.
CEOs e fundadores que constroem conselhos estratégicos estão, antes de tudo, buscando sair da solidão de suas funções, do isolamento – e isso exige maturidade.
Formar um conselho vai muito além do preenchimento de cadeiras. Envolve, de fato, criar um espaço de troca qualificada com pessoas de fora da empresa que enxergam o negócio com isenção, preparo e compromisso real.
O erro mais comum? Chamar amigos para assumir essa empreitada.
Por mais bem-sucedidos que sejam, amigos costumam ter dificuldade em dar feedbacks sinceros e, muitas vezes, não têm o tempo ou a profundidade para se conectar com o momento da empresa.
Outro ponto crítico: muitos fundadores tentam montar conselhos sem sequer entender o que eles realmente são. Isto é, sem regimento, processo ou clareza sobre quais temas devem ser levados em pauta.
Por isso, o primeiro passo é compreender essa camada de governança corporativa, principalmente em empresas familiares com faturamento relevante.
Também não existe conselho eterno. Os desafios mudam, assim como os perfis necessários para esta posição. Um conselheiro especialista em expansão, por exemplo, pode ser pouco útil se a nova fase da empresa exige foco em manutenção e eficiência.
Por isso que um conselho de valor evolui junto do negócio e exige, inclusive, que os próprios conselheiros saibam a hora de dar espaço a novos nomes.
Na
Eclow Consultoria, começamos o processo com um mergulho profundo na empresa. Só depois disso é que estruturamos um conselho sob medida, com governança real, regimento claro e perfis que somam ao presente e ao futuro.
Porque conselho bom é o que complementa, provoca e constrói com escuta ativa, competência técnica e apoio na gestão. E aquele que precisa mudar quando entende que a maré está puxando para o outro lado, em que o momento faz necessárias novas expertises.
Dito tudo isso, pergunto: o conselho da sua empresa está acompanhando o momento que ela vive ou o que ela já superou?
Conte para mim abaixo! Faz a diferença para a criação dos meus próximos posts.


