A Jóia que não tem preço
Essa joia é automática, funciona sem atrasos, é riquíssima em detalhes, destrava memórias incríveis que somente quem viveu sabe e é datada de 1956. Portanto, tem mais de 50 anos.
Alguém acha que não vale mais? Que perdeu o pique? Que não é capaz de fazer o que se propõe a fazer?
Durante muito tempo, a experiência foi sinônimo de autoridade. Hoje, ironicamente, virou obstáculo para recolocação.
Plano de saúde mais caro, salário mais alto, pouca disposição para jogar o jogo da política interna. Esse combo é praticamente o "rótulo" dos 50+.
Só que o mercado esquece que é justamente nessa fase da vida que nasce uma nova autoridade: a do profissional que não precisa mais provar nada – e pode entregar tudo.
Quem já viveu crises, transições, conflitos familiares, sabe o que é preciso para tomar decisões difíceis com maturidade.
Esses profissionais, quando bem preparados, tornam-se conselheiros estratégicos de altíssimo impacto, com visão de longo prazo, jogo de cintura e sabedoria para “cutucar feridas” com jeitinho.
Mas isso exige um movimento duplo de reinvenção.
Do lado de cá, dos profissionais 50+, é preciso buscar formação atualizada, clareza sobre o novo papel e humildade para transitar do comando para a escuta estratégica.
Do lado de lá, das empresas, é hora de abandonar a visão limitada de custo e enxergar o valor inestimável de quem tem profundidade para traçar estratégias e apoiar decisões com responsabilidade.
Dito tudo isso, o que mais vejo nesse cenário é potência em transição, pronta para gerar valor real.
Não consegue pagar para ter profissionais mais experientes "full time”? Crie um conselho consultivo! É isso que temos feito com maestria na
Eclow Consultoria para diversas empresas.
Quantas oportunidades você está deixando passar por não ativar a experiência de quem já viveu (e sobreviveu!) a quase tudo?
Pra você que já passou dos 50, deixo uma provocação: em vez de tentar provar que ainda dá conta, que tal mostrar que agora você entrega o que só o tempo ensina?
E se você tiver interesse em fazer parte deste mundo e precisar de dicas, deixe um comentário abaixo.


